Vencedores

A primeira edição da Premiação Dermatologia + Inclusiva, iniciado em 2024, apresenta as 4 finalistas vencedores:

  • Foto de rosto de Nadia El Kadi

    Nadia El Kadi

    Nadia El Kadi é médica, pesquisadora e professora universitária, Mestre em Medicina pela UERJ, atualmente cursando doutorado na UFF, sob orientação da Professora Maria Fernanda Gavazzoni. Sua pesquisa é voltada para as alopecias cicatriciais com foco nas mulheres negras. É autora de artigos científicos e capítulos de livros e palestrou no 13th Congresso Mundial de Pesquisa em Cabelo, onde recebeu o prêmio de jovem pesquisador internacional.

    Projeto - Estudo Do Couro Cabeludo Negro E Das Hastes Capilares Em Mulheres Saúdaveis Através Da Dermatoscopia. Padronização Do Método E Normas Para Par Metros Mensuráveis.

  • Foto de rosto de Luciana Oliveira

    Luciana Oliveira

    Luciana Oliveira é Residência e doutorado em Endocrinologia pela USP, e Pós-doutorado em Endocrinologia Reprodutiva na Universidade Harvard. Atualmente é professora de Fisiologia na UFBA e Coordenadora do Ambulatório Transexualizador do HUPES-UFBA. Supervisora ainda a residência médica em Endocrinologia e Metabologia do HUPES-UFBA, sendo também membro do Comitê de Atenção à Saúde LGBT do estado da Bahia.

    Projeto - Uso De Dermocosmético Inovador No Tratamento De Acne Vulgar Em Homens Transgêneros Negros: Um Ensaio Clínico Duplo Cego

  • Foto de rosto de Ellen Xerfan

    Ellen Xerfan

    Ellen Maria Sampaio Xerfan é médica dermatologista, com residência médica em Dermatologia (2014 a 2017) pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia desde 2017. Realizou complementação especializada em Dermatologia Avançada pela Universidade Federal de São Paulo (2018-2019). Possui Doutorado pelo Programa de Medicina Translacional da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), defendido em 2023, no tema Vitiligo e Sono, com ênfase em citocinas inflamatórias. Atualmente, é pesquisadora e pós-doutoranda no Departamento de Psicobiologia da UNIFESP, no tema Dermatologia e Sono, com ênfase nas repercussões dos distúrbios de sono na fisiologia da pele e em doenças cutâneas. É autora de mais de 30 artigos publicados em revistas científicas internacionais, e tem participação como apresentadora de trabalhos científicos no tema Dermatologia e Sono em congressos nacionais e internacionais.

    Projeto - Vitiligo Na Pele Negra: O Papel Da Vitamina D E Do Sono Como Coadjuvantes Na Proteção Da Pele E Na Indução À Repigmentação Cutânea Pela Fototerapia UVB

  • Foto de rosto de Sandra Avila

    Sandra Avila

    Sandra Avila é professora no Instituto de Computação (IC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), desde fevereiro de 2017. É doutora em Ciência da Computação, com duplo diploma, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Sorbonne Université (UPMC Sorbonne, Paris 6, França), em 2013; mestra em Ciência da Computação pela UFMG, em 2008; e bacharela em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), em 2006. Foi pesquisadora científica em Pós-Doutorado na UNICAMP, de novembro de 2013 a janeiro de 2017. Suas pesquisas estão voltadas para Inteligência Artificial e o Bem Social, mais especificamente para as áreas de Aprendizado de Máquina, Visão Computacional e Processamento de Linguagem Natural, com ênfase na saúde e análise de mídias sensíveis. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq Nível 2. Suas pesquisas voltadas para análise de imagens de lesões de pele ganharam os prêmios Google Latin America Research Awards (2018, 2019, 2020 e 2021) e Google Awards for Inclusion Research (2022). Também recebeu o prêmio de Reconhecimento Acadêmico em Direitos Humanos UNICAMP-Instituto Vladimir Herzog (2022 e 2023). Em 2020, teve a honra de ser selecionada pela Academia Brasileira de Ciências para representar o Brasil no BRICS Young Scientists Forum, na área de Inteligência Artificial. Em 2022 e 2023, foi apontada entre os top 2% cientistas mais influentes do mundo, de acordo com Stanford/PlosOne/Elsevier. Sua paixão é incentivar meninas e mulheres a apostarem em carreiras nas áreas de STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática). Desde 2020, é coorganizadora do projeto Meninas Super Cientistas.

    Projeto - Peles Negras Importam: Modelos De Inteligência Artificial Para Análise De Lesões De Pele Negra

Nossos Avaliadores

Conheça os especialistas que avaliarão os projetos.

  • Foto de rosto de Nadia Francisca Regina

    Francisca Regina

    Professora Titular

    Professora de Dermatologia na UEPA e Doutora em Medicina pela UNIFESP.

  • Foto de rosto de Patricia Maia

    Patricia Maia

    Professora USP

    Coordenadora do NEATEC, referência em pesquisa dermatológica.

  • Foto de rosto de Nadia Francisca Regina

    Jaqueline Goes

    Biomédica Doutora

    Doutora em Patologia Humana pela UFBA/FIOCRUZ.

  • Foto de rosto de Marco Rocha

    Marco Rocha

    Médico Dermatologista

    PhD em Acne Adulta, especialista reconhecido na área.

  • Foto de rosto de Sergio Schalka

    Sergio Schalka

    Dermatologista Mestre

    Mestre em Dermatologia pela USP, atuando em diversas áreas da especialidade.